Se você pode respirar, você pode fazer yoga. Simples assim!
Inspirar. Expirar. Repetir.
Comece a focar sua atenção na sua respiração e todo o resto irá se desdobrar com facilidade.
O yoga pode curar seu corpo, aquietar sua mente e renovar suas energias.
O QUE É YOGA.
Yoga significa UNIÃO. Deriva da palavra sânscrita “Yuj” que significa unir, religar, juntar. Significa também a união ou comunhão de nossa alma individual com o Absoluto, reconhecendo que o Absoluto está dentro de todos nós. Quando praticamos yoga regularmente, unimos mente, corpo e espírito. Conectamo-nos com nós mesmos e somos capazes de conectarmos mais significativamente com os outros e com o mundo em que vivemos.
É um mergulho profundo diário em nós mesmos, do qual retornarmos revigorados e prontos para tudo o que vier. A forma como você vive em seu corpo, como você vivencia isso, é a forma como você vive em sua mente e vice-versa. Assim, se sua mente está tensa, seu corpo está tenso, e isso o domina pelo resto de sua vida. Se sua mente está fora de equilíbrio, seu corpo está fora de equilíbrio, e sua vida pode sair de controle. Se sua mente está calma, aberta e focada, seu corpo e sua vida também refletem e se expandem em conformidade.
A prática regular de yoga reduz o estresse, acalma a mente, deixa-o mais feliz, alivia dores, aumenta a acuidade mental, e previne e cura todos os tipos de aflições e enfermidades.
O yoga é uma prática para viver uma vida melhor, uma respiração profunda de cada vez.
RESPIRAR, OBSERVAR E ESTAR PRESENTE.
O yoga se baseia numa série de posturas fluidas que tem o propósito de curar seu corpo e sua mente sendo a respiração o guia para o processo. As inspirações e expirações, completas e profundas, trazem vida aos asanas, colocam você no momento presente observando e se conectando com todo o seu ser.
Quando você respira durante o movimento, as coisas fluem com facilidade. O corpo pode se abrir e se fortalecer sem resistência, e a mente se concentra e se acalma. É a atenção na respiração e a consciência tranquila dos movimentos que separa o poder terapêutico do yoga de outras formas de exercícios físicos.
O yoga é uma meditação em movimento que une seu interior e exterior, portanto, concentração na respiração é o ponto-chave. Quando você se movimenta com sua respiração, seu corpo lhe dirá até onde ele está pronto para ir e você estará à vontade o suficiente para não tensionar ou forçar além desse ponto, respeitando os seus limites. Com o yoga você começa exatamente do ponto em que está, e se torna diferente a cada dia.
Observe sem julgar. Seja sempre o observador e não o juiz. Observe seus hábitos e tendências durante sua prática e vá abrindo espaço para observar sem julgamentos e assim obter uma perspectiva para cultivar mudanças positivas e duradouras em sua vida.
Quando você pratica a observação sem julgamentos, proporciona a si mesmo o espaço e o tempo para se livrar do estresse e de se envolver emocionalmente com o momento, suavizando assim o desejo de reagir meramente por impulso. Isso diminuirá o estresse e relaxará a origem da tensão. O estresse e a ansiedade crescente podem aumentar a pressão arterial, afetar o sistema imunológico, e ao longo do tempo, causar doenças.
Quando você se coloca no momento presente, você vivencia e aprecia o que está fazendo, seu corpo trabalha em sintonia com sua mente e você se encontra num estado de equilíbrio. Quando você se afasta do aqui e do agora, quando julga e pensa sobre o que está fazendo , perde o equilíbrio e isso acontece tanto na execução dos asanas quanto na própria vida.
O yoga ensina como estar totalmente presente no aqui e no agora. Não importa a circunstância, concentre-se na respiração e seja consciente de cada movimento, pois cada inspiração cria espaço no corpo e todo movimento nos lembra de que cada momento convida a uma nova oportunidade para a mudança. Cada expiração nos permite deixar partir o momento que acaba de passar. A atenção a cada respiração nos mantém no momento presente.
Aprender a apreciar o momento presente nos impede de viver em constante preocupação, com medo e tensão sobre as coisas que ainda não aconteceram e podem nunca vir a acontecer. Praticar Yoga nos ajuda a nos desfazer do estresse, que vamos colecionando sem saber, ao longo do caminho e a manter a mente calma para ter uma perspectiva sóbria nos momentos de calamidade e incertezas. Praticar a observação sobre o que está acontecendo em vez de ficar envolvido pelas circunstâncias. Se você aprender a lidar com a respiração nesses momentos, seu corpo e sua mente farão o mesmo. Quando sua respiração é relaxada e profunda, seu corpo funciona de forma eficiente e sua mente se acalma. Isso não significa que você e sua vida estarão em perfeito equilíbrio, mas você estará melhor preparado para lidar com as trepidações e obstáculos no caminho.
A prática do Yoga é acessível a todas as pessoas. Bastam apenas duas atitudes para começar:
Primeira: RESPIRAR
Segunda: OBSERVAR
Namastê