Yoga para Gestantes

O período de gestação é um período de transformação. É um momento único para cada mulher, quando ela não se reconhece mais em seu corpo, em sua alma, tudo se modifica. Trata-se de um momento particularmente favorável para a prática de Yoga.

De um modo geral, as posturas do yoga atuam na parte física beneficiando a musculatura, os ligamentos, as inervações; os órgãos vitais e toda a parte estrutural do corpo humano, bem como na estrutura energética. Atuam também sobre a parte psicológica e emocional do praticante, través da concentração, relaxamento e respiração, trazendo como consequência o controle das emoções.

Quanto às gestantes, devido às constantes mudanças em seu organismo, ela precisa aprender a se adaptar a este corpo temporário, que exige muito dela. Na gravidez, o eixo da mulher se altera comprometendo seu equilíbrio; o aumento de líquido modifica a circulação. Os aparelhos digestivos e respiratórios são afetados devido ao crescimento do abdômen que comprime os órgãos. Com a prática do yoga, a gestante consegue se ajustar progressivamente ao seu novo corpo, sentindo-se bem disposta e livre de desconfortos físicos.

Benefícios físicos:

  • Adaptação ao novo eixo melhorando o equilíbrio;
  • Alívio da prisão de ventre e gases;
  • Circulação sanguínea em perfeito funcionamento pela irrigação do sangue em partes importantes do corpo;
  • Melhor oxigenação da mãe e do bebê devido aos exercícios respiratórios e pranayamas que não só promovem a oxigenação, mas também a absorção de energia vital, ampliando a sensação de bem-estar.
  • Alívio das dores nas costas;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico.

Benefícios Mentais:

Através de relaxamento e meditação, há maior conscientização deste momento maravilhoso de transformação e da condição de ser mãe. Os exercícios estimulam o contato e maior vínculo entre mãe e filho. Esta comunicação com a vida intrauterina se dá, principalmente, ao nível mental, uma vez que o bebê sente todas as emoções e vibrações da mãe. Assim, a gestante pode conversar com seu bebê, expressar o seu amor, transmitir confiança e fazer mentalizações positivas relacionadas à sua gravidez e ao parto. Durante as aulas de yoga, as gestantes encontram tempo, em meio às agitações diárias, para parar e se comunicar com seu bebê; frear o ritmo e voltar a atenção para si e o filho que cresce em seu ventre.

Benefícios Emocionais:

            Devido as disfunções hormonais, a grávida vive nove meses de extrema sensibilidade. A prática do Yoga a ajuda a canalizar esta sensibilidade da futura mamãe para a auto percepção da maravilha que é estar gerando um bebê, estimulando o equilíbrio das emoções, aliviando as tensões, proporcionando o relaxamento e a tranquilidade e consequentemente, melhorando o astral.

Quais as gestantes que podem fazer yoga?

            Todas aquelas que desejam estar bem ao longo da gravidez e que almejam um bom parto e querem, se recuperar da melhor maneira possível depois do parto. Sempre com o consentimento e liberação do seu obstetra. Quanto mais cedo a futura mamãe começar a praticar, mais rapidamente estará recebendo os benefícios do yoga, alcançando, assim, o objetivo principal desta prática: proporcionar à mulher uma gestação, um parto e um pós-parto saudáveis e tranquilos.